top of page
Buscar
Foto do escritorAPAs Marinhas IPEC

APAs Marinhas do Ceará

Atualmente existem 27 Áreas de Proteção Ambiental no estado do Ceará. Dessas, 18 são localizadas em áreas litorâneas. Essas áreas abrangem um total de 15.230 km², que equivalem a 10,29% do total das áreas protegidas no estado. Podemos destacar algumas como a APA de Jericoacoara, que fica em um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil; a APA do Rio Pacoti, que se localiza em Fortaleza; e a APA do Delta da Parnaíba, que se estende pelos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.


Imagem 1: APA do Rio Pacoti


O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio não é uma APA, mas é muito importante para a Ceará. Trata-se da primeira e única unidade de conservação marinha do Estado do Ceará. O Parque tem uma profundidade que varia de 17 a 30 metros e fica a aproximadamente 18,5Km de distância do Porto do Mucuripe, em Fortaleza. O acesso ao parque deve ser feito por meio de embarcações. O tempo de viagem leva, em média, 50 minutos. As atividades de mergulho, pesca esportiva, pesquisa científica e tráfego de embarcações são permitidas dentro da unidade. Dentre os objetivos do parque está a preservação da diversidade do ambiente recifal.


Imagem 2: Mergulhador no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio


Muitas espécies ameaçadas de extinção vivem nas Áreas de Proteção Ambiental. Desde os pequenos crustáceos que vivem nos manguezais, até o peixes e cetáceos presentes no oceano, as APAs tem como objetivo preservar a fauna e a flora marinha do Ceará. A criação das áreas também tem como objetivo combater o impacto da especulação imobiliária e da expansão espacial do homem na natureza. Muitas áreas costeiras são bastante visadas para a construção de casas de veraneio e hotéis, devido ao potencial turístico do litoral brasileiro. Sem o devido controle e fiscalização, essas ações podem trazer danos irreversíveis a esses ecossistemas.

Essa áreas são muito importantes para proteger a diversidade biológica do Ceará. A ação antrópica é a maior ameaça às essas áreas e a principal razão de sua criação. Muitos animais e plantas dependem dessas áreas para viver. Sem a proteção, a tendência é que a ação humana prejudique direta e indiretamente várias espécies, podendo causar até sua extinção. O objetivo das Áreas de Proteção Ambiental é fazer com que o desenvolvimento humano possa respeitar o desenvolvimento da natureza, com o mínimo de impacto para ambos.


Foto 1: https://www.sema.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/36/2019/03/APA-do-Rio-Pacoti-768x509.png

Foto 2: https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2017/11/Risca-Foto-Marcus-Davis4.jpg

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page